Dia Internacional da Antártica

Assinatura do Tratado da Antártica – 01 de dezembro de 1959

1200px-Flag_of_the_Antarctic_Treaty.svg
Bandeira do Tratado da Antártica

O Dia Internacional da Antártica (Antarctica Day) é comemorado todos os anos no dia 01 de dezembro, data da assinatura do Tratado da Antártica em 1959. Este Tratado assegura que a região antártica seja utilizada para fins pacíficos, para cooperação internacional na pesquisa científica, e não se torne cenário ou objeto de discórdia internacional e ainda que nenhuma nação tenha a posse territorial do continente.

Para comemorar esta data, convidamos instituições de ensino a propor um desafio a seus alunos: fazer o desenho de uma bandeira para o continente Antártico. Lembrando que não há representação geopolítica e nacionalidade nessas terras geladas.
Cada instituição poderá organizar a atividade da maneira que melhor que lhe convier, podendo fazer um concurso para escolha do desenho que melhor representará a instituição nessa comemoração. Os desenhos são livres e deverão ser enviados escaneados para o contato: escolasapecs@gmail.com, e serão levados para a Antártica por pesquisadores brasileiros, junto com desenhos de outros países para a comemoração desse dia especial.
Pedimos que nos enviem somente os desenhos escolhidos, para que os pesquisadores consigam contemplar todas as instituições brasileiras participantes. Os demais desenhos podem ser expostos no colégio (sugestão).
Solicitamos que ao serem encaminhados os desenhos, também nos enviem o nome digital do(a) autor(a) para podermos fazer a marcação na divulgação em redes sociais, caso seja autorizado e conveniente.

Acompanhe a comemoração pelo Facebook e Instragram:
#AntarcticaDay, #APECSBrasil, #DiadaAntartica